Pesquisar este blog

domingo, 31 de março de 2019

ORIENTAÇÃO PARA ESTUDO

1)    Quais destas linhas de pensamentos estão diretamente relacionados com a Educação Física?
a)    Saúde
b)    Esporte
c)     Recreação
d)    Todas as anteriores

2)    De acordo com a OMS, o que é saúde?
a)    É o Completo bem-estar físico, mental e social.
b)    É a ausência de doenças.
c)     Completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doenças.
d)    É a pratica de Exercícios físicos

3)    Não é pilar do Pentáculo do Bem-Estar:
a)    Atividade Física
b)    Stress
c)     Comportamento Preventivo
d)    Alimentação

4)    São benefícios da prática de atividade Física:
a)    Fortalecer o sistema imunológico.
b)    Ajudar a emagrecer.
c)     Diminuir o risco de doenças cardíacas.
d)    Todas as anteriores.

5)    Quem é considerado o Pai do Futebol Brasileiro?
a)    Charles Miller
b)    Willian g. Morgan
c)     Karl Shelenz
d)    Juan Carlos Ceriani Gravier

6)    Em que pais o Futebol foi inventado?
a)    Brasil
b)    EUA
c)     Inglaterra
d)    França

7)    Em que ano o futebol desembarcou no Brasil?
a)    1818
b)    1500
c)     1894
d)    1978

8)    Em que ano ocorreu a 1º Copa do Mundo de Futebol?
a)    1910
b)    1920
c)     1930
d)    1940

9)    Quem foi a primeira Seleção de Futebol Campeã do Mundo?
a)    Brasil
b)    Paraguai
c)     Uruguai
d)    Alemanha

10)  Quantas vezes o Brasil foi Campeão do Mundo de Futebol?
a)    3 vezes
b)    4 vezes
c)     5 vezes
d)    6 vezes

11)  Qual a Seleção que participou de todas as edições da Copa do Mundo de Futebol?
a)    Argentina
b)    Brasil
c)     Alemanha
d)    Itália

12)  Qual o time com mais Títulos do Campeonato Brasileiro?
a)    Avaí
b)    Atlético MG
c)     Corinthians
d)    Palmeiras

13)  Qual é o maior vencedor do Campeonato Catarinense de Futebol?
a)    Avaí
b)    Chapecoense
c)     Figueirense
d)    Joinville

14)  Qual Federação é responsável pelo Futebol no Mundo?
a)    FIFA
b)    CBF
c)     CBB
d)    MMA

15)  Está relacionado a pratica do Futebol
01 – Medidas do Campo – de 25 a 42 m de comprimento por 16 a 25m de largura
02 – Bola – de 68 a 70 cm de circunferência
04 – Chuteiras – Travadas.
08 – Substituições – Ilimitadas
16 – Partida – 2 tempos de 45’ com 15’ de intervalo
32 – Tiro de Meta – Cobrado pelo Goleiro com as mãos
64 – Arbitragem – 1 Árbitro Principal e 2 árbitros secundários.

16)  Está relacionado às regras do Futsal
01 – Medida da Quadra – 90 a 120 m de comprimento por 45 a 90 m de largura
02 – Medidas do Gol – 3,00 x 2,00m
04 – Numero de Substituições – Ilimitadas
08 – Saída Lateral – Cobrada com as mãos
16 – Arbitragem – 2 árbitros principais
32 – Cartões – Vermelho e Amarelo
64 – Existe impedimento.

17)  Uma boa pontuação no Pentáculo do Bem-Estar é o suficiente para definir que você é uma pessoa saudável? Justifique sua resposta:





18)  O que é Educação Física?




19)  Qual seleção participou de todas as copas do Mundo de Futebol e quantas vezes ela foi campeã?





20)  Explique a regra do impedimento






O FUTEBOL DA RUA.

Quando falamos em Esporte no Brasil, qual a primeira coisa que vem a sua cabeça?

Creio que 90% das pessoas pensaram em Futebol.

Esporte fácil de brincar, pois não precisa de muita coisa: 
  • uma bola (de papel, meia, tampinha de garrafa); 
  • o gol (de chinelo, tijolo, travinha) e;
  • um espaço pra jogar...

Alem disso, o futebol é responsável por muitas alegrias aos seus torcedores, por milhões de Reais em movimentação financeira (direta e indireta) e é o sonho de muitos jovens para a realização profissional.

Foi inventado na Inglaterra e chegou ao Brasil em 1894 trazido por Charles Miller
Inicialmente o futebol era exclusividade dos Ricos e Brancos (triste né?), e os negros poderiam somente assistir aos jogos, mas isso não durou muito, pois em 1920 já haviam negros jogando profissionalmente.

Pela expressão que o futebol adquiriu, ele foi muito incentivado pelos Governos Brasileiros, principalmente na Era Vargas com a construção do Maracanã(o maior estádio do mundo) e a Copa do mundo de 1950 (onde a gente levou um pau do Uruguai).

Mesmo assim o Brasil é um pais de destaque no esporte. Somos Penta Campeões do mundo (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), além disso, somos a única Seleção a ter participado de todas as edições da copa do mundo até hoje, e ainda exportamos jogadores para todo o mundo. Não dá para negar que a gente manja pra caramba de futebol, né?

E quando falo do futebol, deixo claro que nao estou falando somente da manifestação mais conhecida (Futebol de Campo), me refiro superficialmente a todas as outras "variações" que possibilitam a sua prática (futsal, Futebol Society, F7...), isso porque pra quem brinca, futebol é bola no pé!


Ao final do plano, espero que meus alunos atinjam os seguintes objetivos:

  • Executar os movimentos básicos relacionados ao futebol, aplicando-os no contexto do jogo;
  • Reconhecer as regras necessárias para a prática do futebol;
  • Discutir a respeito dos conhecimentos técnicos e táticos do futebol;
  • Conhecer a história do Futebol no mundo e no Brasil;
  • Reconhecer o Futebol em suas diferentes manifestações - Profissional, Amador, Recreativa e Adaptada.
Para atingir esses objetivos, farei uso das principais brincadeiras de rua que faça uso da "bola no pé", buscando desenvolver os fundamentos básicos  ao jogo mais evoluído.

FUNDAMENTOS DO FUTEBOL

Podemos dividir os fundamentos em 2 ações:

Movimentos com bola (corrida com mudança, saltos giros...);
Movimentos sem bola (recepção, passe e chute...); 

Para o melhor desenvolvimento do futebol, é bom que a criança domine e conheça algumas técnicas básicas:

-condução;
-passe;
-chute;
-drible ou finta;
-recepção;
-cabeceio e;
-arremesso lateral.
E? O que seria isso tudo?

CONDUÇÃO

É o ato de deslocar-se pelos espaços possíveis do jogo, tendo consigo o passe de bola.

Técnica de condução de bola

-Posicionar o corpo e movimentá-lo de maneira a facilitar o tipo de condução desejada;
-Manter a bola numa distancia que facilite a sequência da condução, bem como as variações necessárias de acordo com exigência da situação;
-Utilizar o tipo de toque adequado à situação;
-Postura adequada à movimentação, com o centro de gravidade um pouco mais baixo, quando necessário um melhor domínio e mais alto, quando conduzir em alta velocidade;
-Distribuir a atenção na bola, no espaço e nos demais jogadores.
PASSE

É um elemento técnico inerente ao fundamento chute, que se caracteriza pelo ato de impulsionar a bola para um companheiro.

Técnica do passe

-Posicionamento do corpo de maneira favorável a sua execução;
-Pé de apoio ao lado (atrás ou à frente) da bola;
-Projeção da perna (membro inferior direito ou esquerdo) a ser utilizada em direção à bola;
-Toque propriamente dito (durante a execução do movimento, o braço ajuda no coordenação e equilíbrio).
CHUTE

É o ato de golpear a bola, desviando ou dando trajetória à mesma, estando ela parada ou em movimento.

Técnica do chute

É semelhante à técnica do passe, sendo o objetivo das ações sua grande diferença. O chute tem como objetivo finalizar uma ação para o gol ou impedir o prosseguimento das ações do adversário.

DRIBLE OU FINTA

É o ato que o jogador, estando ou não em posse da bola, tenta ludibriar o seu adversário.
O drible, de acordo com a sua origem inglesa (dribbling), seria a progressão com a bola. Entretanto, no cotidiano do futebol, o drible é entendido como a forma de ludibriar o adversário. O termo correto para a ação de desvencilhar-se de um adversário seria finta, mas, como a palavra drible tornou-se muito utilizada neste sentido, consideraremos os dois como sinônimos.


Técnica do drible ou finta:
  1. Posicionar o corpo de maneira favorável ao drible (ou finta) desejado;
  2. Manter a bola próxima ao corpo e o centro de gravidade baixo, permitindo assim um  melhor domínio sobre a mesma;
  3. Utilizar o tipo de toque e movimentação adequados ao drible desejado, de acordo com a situação;
  4. Na execução do drible, a atenção é dirigida para a movimentação do adversário para o espaço e para a bola.
RECEPÇÃO

Se o aluno não consegue Ter a posse da bola quando tenta interromper a trajetória da mesma, dizemos que houve uma má recepção. Este mesmo fundamento aparece na literatura como os seguintes sinônimos: abafamento, amortecimento, travar ou dominar a bola.
Lembre-se que, cotidianamente, o domínio de bola é entendido como recepção. Entretanto, consideramos que o domínio ou controle da bola expressam um nível de referencia quanto ao “desenvolvimento” das capacidades coordenativas de condução e adaptação do movimento, sendo que o domínio pode manifestar-se com mais evidencia na técnicas de condução, recepção e drible.


Técnicas da recepção

-Posicionamento do corpo de maneira favorável a recepção, com a parte do corpo a realizar o contato voltada par a bola;
-Ao aproximar-se da bola, amortecê-la, tentando inicialmente, diminuir a sua velocidade;
-Manter a bola próxima ao corpo, favorecendo assim, o seu domínio.
CABECEIO

É o ato de impulsionar a bola utilizando a cabeça.
Esse gesto técnico é bastante utilizado durante o jogo e pode ser aplicado, tanto para ações ofensivas como defensivas. O cabeceio apresenta-se como uma das alternativas para a realização de outros fundamentos, tais como: passe, chute, recepção, etc.

O cabeceio poderá ser executado parado ou em movimento, estando ou não em suspensão. Aconselha-se principalmente, o uso da testa como a região da cabeça que irá realizar o contato com a bola. Existem duas posições básicas do tronco em relação à bola, no momento da execução do gesto técnico: frontal ou lateral.

O QUE DEU EM MIM PARA FAZER EDUCAÇÃO FÍSICA


Para ser sincero, quando criança, eu não gostava das aulas de Educação Física. Meu corpo pesado me trazia desvantagem contra as outras crianças, mais leves, mais rápidas e mais hábeis. Quase nunca eu "ganhava" e, quando ganhava, na grande maioria das vezes, era devido ao grupo, que tinha os melhores!

Na rua era diferente. E eu nem tinha bola para ser do dono. Meus Amigos iam lá em casa me chamar... Jogava bola o dia inteiro! Subia em árvore (desde que ela tivesse bastantes galhos), brincávamos de pega, esconde, bate manteiga, eram muitas brincadeiras...Engraçado, meu professor (que eu nem lembro o nome) colocava as mesmas atividades..., mas na escola não tinha a mesma graça.

Não sei o que tinha na aula, os melhores se destacavam e eu era apenas mais um dos muitos "incapazes". Menino contra Menina! Brigas entre amigos por conta do jogo! E aquela criança que foi escolhida por último por ser "menos habilidosa? Eu realmente não gostava da minha Educação Física!

Os anos passaram, e eu escolhi minha faculdade..., Educação Física! 
          
Nunca treinei na vida! Sempre brinquei, sempre me diverti em todas as modalidades que pratiquei. E esse é um dos meus principais objetivos para com meus alunos e alunas: não destruir o prazer pelo movimento.
            
O movimento humano, quando realizado de maneira criativa, seja reproduzindo conceitos sociais através dos jogos ou simplesmente querendo, naquele momento, dar o melhor de si durante a pratica de um esporte, é fantástico! Fascinante!

O meu jogo, sempre aceitou mudança de regra para que todos pudessem brincar. O meu jogo, me permitia sentar quando estava cansado e beber água no meio da partida, sem me preocupar com a derrota. No meu jogo, eu era livre e escolhia aceitar as regras em prol do grupo, ou seja: no meu jogo eu transformava o “meu jogo” no Nosso Jogo!

Através da brincadeira aprendi a Ganhar, aprendi a Perder, criei Mundos, Multiversos que me ensinaram a ser Cidadão, Trabalhador, Esposo, Pai e Professor, todos ainda em formação.

Por isso ainda tenho muito o que brincar, e quero ensinar assim meus alunos, isso por que posso dizer de boca cheia que EU AMO A EDUCAÇÃO FISICA!