Pesquisar este blog

domingo, 31 de março de 2019

O QUE DEU EM MIM PARA FAZER EDUCAÇÃO FÍSICA


Para ser sincero, quando criança, eu não gostava das aulas de Educação Física. Meu corpo pesado me trazia desvantagem contra as outras crianças, mais leves, mais rápidas e mais hábeis. Quase nunca eu "ganhava" e, quando ganhava, na grande maioria das vezes, era devido ao grupo, que tinha os melhores!

Na rua era diferente. E eu nem tinha bola para ser do dono. Meus Amigos iam lá em casa me chamar... Jogava bola o dia inteiro! Subia em árvore (desde que ela tivesse bastantes galhos), brincávamos de pega, esconde, bate manteiga, eram muitas brincadeiras...Engraçado, meu professor (que eu nem lembro o nome) colocava as mesmas atividades..., mas na escola não tinha a mesma graça.

Não sei o que tinha na aula, os melhores se destacavam e eu era apenas mais um dos muitos "incapazes". Menino contra Menina! Brigas entre amigos por conta do jogo! E aquela criança que foi escolhida por último por ser "menos habilidosa? Eu realmente não gostava da minha Educação Física!

Os anos passaram, e eu escolhi minha faculdade..., Educação Física! 
          
Nunca treinei na vida! Sempre brinquei, sempre me diverti em todas as modalidades que pratiquei. E esse é um dos meus principais objetivos para com meus alunos e alunas: não destruir o prazer pelo movimento.
            
O movimento humano, quando realizado de maneira criativa, seja reproduzindo conceitos sociais através dos jogos ou simplesmente querendo, naquele momento, dar o melhor de si durante a pratica de um esporte, é fantástico! Fascinante!

O meu jogo, sempre aceitou mudança de regra para que todos pudessem brincar. O meu jogo, me permitia sentar quando estava cansado e beber água no meio da partida, sem me preocupar com a derrota. No meu jogo, eu era livre e escolhia aceitar as regras em prol do grupo, ou seja: no meu jogo eu transformava o “meu jogo” no Nosso Jogo!

Através da brincadeira aprendi a Ganhar, aprendi a Perder, criei Mundos, Multiversos que me ensinaram a ser Cidadão, Trabalhador, Esposo, Pai e Professor, todos ainda em formação.

Por isso ainda tenho muito o que brincar, e quero ensinar assim meus alunos, isso por que posso dizer de boca cheia que EU AMO A EDUCAÇÃO FISICA!



Nenhum comentário:

Postar um comentário